LABORATÓRIO DE MÁQUINAS TÉRMICAS

PEM / COPPE / UFRJ

DEM / POLI / UFRJ

Organização Interna

O LMT possui os seguintes núcleos de atividades básicas:

 

Núcleo BUNKER: Equipado com o sofisticado motor MAN-Innovator 4C (único no hemisfério sul), com potência de 500 kW, no qual serão testados óleos produzidos pela Petrobras, tecnicamente conhecidos como bunker, e óleos lubrificantes. O objetivo deste equipamento, adquirido em projeto junto com a PETROBRAS, é adequar o óleo lubrificante e combustível aos mais altos padrões internacionais, de forma a garantir a integridade, o melhor desempenho dos motores e os limites para emissões de gases poluentes estabelecidos pela Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (Marpol).

 

Núcleo de Tecnologia de Ensaios Automotivos (NTEA): Equipado com moderno sistema de aquisição de dados, especialmente montado para monitorar os ensaios ou testes de motores realizados em Dinamômetro de Chassis ou no Eletrodinamômetro. Nesse núcleo se desenvolvem estudos de motores de combustão, no que diz respeito ao rendimento mecânico ou térmico, ao desgaste ou durabilidade e quanto às emissões. Ali, também são analisados os efeitos físico-químicos da ação dos combustí-veis sobre os componentes mecânicos. O núcleo possui, ainda, equipamento com ga-ses de referência para testes de qualidade dos "Kits" de conversão para uso de GNV.

 

Núcleo de Tecnologia de Ensaios de Motores (NTEM): Está equipado com moderno sistema de aquisição de dados, conectado a 2 bancos dinamométricos que são monitorados e operados através de computadores; um desses bancos destina-se a en-saios ou testes em motores do ciclo Otto e o outro para motores de ciclo Diesel.

 

Núcleo de Ensaios de Combustíveis Automotivos (NECA): Com 2 motores espe-ciais ASTM-CFR, fabricado pela WAUKESHA Co. para avaliação da qualidade dos combustíveis, sendo um deles apropriado para o padrão OCTANO (gasolina) e o outro para o padrão CETANO (Diesel). Este último, convenientemente adaptado, já foi inclusive utilizado no estudo de combustíveis derivados de óleo vegetal (dendê).

 

Núcleo de Altos Estudos e Simulação Computacional (NAEC): Este núcleo conta com diversos computadores de última geração ligados em rede interna, com acesso aos supercomputadores da UFRJ, possibilitando aos seus usuários, alunos de pós-graduação da COPPE, desenvolver estudos e projetos de alto grau de complexidade e viabilizando a elaboração de suas pesquisas e suas teses. Além disso, conta com um cluster de 18 processadores Xeon, cujos detalhes podem ser obtidos no link SPIDER. O laboratório conta também com uma GPU Tesla 2070 com 448 núcleos.

 

Núcleo de Controle de Emissão de Hidrocarbonetos (Projeto Fumaça Negra): O qual está equipado e capacitado para efetuar o diagnóstico de emissões de gases e de partículados dos motores de veículos automotivos nas vias urbanas, com equipe espe cialmente treinada para trabalho de campo e análise estatística de dados.

Núcleo de Turbomáquinas - Em implantação

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Escola Politécnica - COPPE

Programa de Engenharia Mecânica

Centro de Tecnologia, Sala I-136

Tel.: (21) 2562-8810

Fax: (21) 2562-8383

Email: contato@lmt.coppe.ufrj.br

http://www.lmt.coppe.ufrj.br